sábado, 8 de fevereiro de 2014

Teófilo Santiago: "Escutas a Sócrates foram legais"- O super-polícia que mais tocou no trombone vêm agora quebrar o silêncio – Mas que silêncio? Repetir o que disseram os juízes que quiseram tramar Sócrates:




(actualização ARGUIDOS DO BPN E MONTE BRANCO PARA AS CALENDAS – E O TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS DO ATUAL GOVERNO QUEM SE IMPORTA?
O ex-ministro adjunto e ex-vice-presidente do BCP, Armando Vara, disse hoje estar “em choque” com a decisão do Tribunal de Aveiro de o condenar a cinco anos de cadeia por tráfico de influência, no âmbito do processo Face Oculta.
“Estou em choque, confesso. E a sensação que me fica é que a sentença não é sobre as acusações, não é sobre o que estava em causa. Eu acho que tem muito a ver com a minha circunstância”, disse o antigo governante. Armando Vara: "Estou em choque"......Armando Vara "em choque" após ser condenado a cinco ...Armando Vara diz que está em choque - 


"Sucesso da Face Oculta deve-se ao segredo durante a investigação" - Diz o inspetor mais mediático, que nunca parou de pegar no trombone. Face Oculta: sucesso do processo deve-se ao segredo 
AFINAL A CULPA É DOS MALANDROS DO PS - DIZ O INSPECTOR TEÓFILO SANTIAGO, COLOCADO NA RIBALTA PELO CAVAQUISMO JUDICIAL E A MEDIA QUE O SUPORTA- NOS OUTROS PARTIDOS NÃO HÁ DUARTES LIMAS NEM OLIVEIRA COSTA CUJOS PROCESSOS FICAM NAS MÃOS DO GOVERNO E PARA O DIA DE SÃO NUNCA

...."porque é que o PS- sempre o PS- desde o caso Casa Pia se intromete sem qualquer réstea de pudor ou vergonha nas investigações criminais que lidam com os putativos criminosos que andam no partido e que o fazem sem qualquer receio de serem incriminados.
Porque é que esse partido, essencialmente, porque não se vê tal coisa noutros partidos, se julga  intocável na vida política portuguesa de tal modo que qualquer suspeita que recaia sobre algum dos seus próceres mais notáveis gera sempre uma reacção desproporcionada e desmedida, com apelos a levantamentos e denúncias de cabalas a eito? Não se compreende. 
É incrível como um partido destes ainda resiste a estes escândalos sem a punição eleitoral necessária. 
Este comportamente de um partido com vocação para o poder executivo, em alternância é escandaloso, mesmo em termos europeus e inadmissível democraticamente. A única razão que perscruto para não ser castigado nas urnas por causa desses comportamentos é o silenciamento cúmplice da maior parte dos media. Os socialistas estão por todo o lado e "quem se mete com o PS, leva", como dizia o "hádem" in illo tempore". Ainda dirá, se calhar" DN - Março 2014



O Policia que nunca deixou de tocar o trobone, da confiança  de José Marques Vidal, o homem forte da PJ, nomeado por Cavaco Silva, veio agora lamentar-se ao Correio da Manhã ou então foi este pasquim que foi ao seu encontro para lhe ouvir as tristezas de ter sido mal tratado pelos media, continuar na senda de perseguir Sócrates e desviar as atenções dos malfeitores que desgovernam o país. Ele alguma vez maltratado?... Pelos média que tanto o apaparicaram? – Sim, diz o jornal de Paulo Fernandes ( um dos homens mais ricos de Portugal) e dos seus amigos angolanos que “Tiófilo Santiago,  não esconde a mágoa como foi tratado nos processos mediáticos”




Pois então veja-se o que se passou – Começando pela afirmação de que vem a quebrar o silêncio – Mas onde está a novidade da quebra do silêncio? – Silêncio têm agora mantido os juízes e magistrados que não abrem a boca contra a tirana deste governo: - E a Sócrates, além de toda uma constante perseguição, até lhe moveram processos. Juízes processam Governo Sócrates 

JNEG-Juízes defendem legalidade das escutas a José Sócrates


27/11/2009 Associação sindical pede divulgação dos despachos do presidente do Supremo e do PGR no processo - As escutas a José Sócrates foram feitas dentro da legalidade e os despachos do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e do Procurador-geral da República (PGR) deviam ser tornados públicos, a bem do esclarecimento da opinião pública que está, ao invés, a ser “intoxicada” com falsas declarações. As afirmações são de António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) que ontem se pronunciou, pela primeira vez, sobre a polémica das escutas no âmbito do caso Face Oculta (ver pág. 15). JNEG-Juízes defendem legalidade das escutas a José Sócrates



O POLÍCIA QUE PRIMEIRO FEZ A DEVASSA DAS CONVERSAS PRIVADAS DE JOSÉ SÓCRATES DISSE QUE A PJ NÃO É UMA POLICIA SECRETA – ANTES FOSSE! POIS TALVEZ O CONTEÚDO DAS SUAS ESCUTAS NÃO DESEMBOCASSE NA COSCUVILHICE QUE ESTÁ À VISTA.

Teófilo Santiago, disse que “a polícia judiciária não é uma polícia secreta, bem pelo contrário. É uma polícia não fardada, de natureza eminentemente civil, mas não secreta. - O Aveiro > Entrevista - "A PJ não é uma polícia secreta "Afirmações do Director da PJ de Aveiro, numa entrevista, ao jornal local, em Junho de 2007

Referiam os jornais que “o primeiro alerta sobre as alegadas ingerências do Governo e de quadros da confiança do Governo na comunicação social, que transpiravam da investigação do processo face Oculta, foi lançado pelo despacho do director da Polícia Judiciária de Aveiro, Teófilo Santiago




VEJA-SE O QUE ELES DISSERAM: QUE “AS ESCUTAS NUNCA TIVERAM POR ALVO O PRIMEIRO-MINISTRO, MAS OS ARGUIDOS DO INQUÉRITO – AFIRMAÇÕES DO PRESIDENTE DA A.S.J.P, O JUIZ DESEMBARGADOR, ANTÓNIO MARTINS – PRODUZIDAS NUMA DAS HABITUAIS RONDAS PELAS RÁDIOS, JORNAIS E TVs., Associação Sindical dos Juízes repudia acusações de “espionagem DEPOIS DE TER ACUSADO O GOVERNO DE ESTAR A CONDICIONAR O PODER JUDICIAL E PRESSIONAREM O JUIZ DO PROCESSO FACE OCULTA A DIVULGAR AS ESCUTAS - QUANDO A LEI NEM SEQUER PERMITE QUE AS FIGURAS DO ESTADO SEJAM ALVO DE ESCUTAS SEM AUTORIZAÇÃO SUPERIOR..Juízes defendem legalidade das escutas a José Sócrates : SMMP .

SÓCRATES FOI CILINDRADO PELO PODER JUDICIAL

José Sócrates queimou-se no dia em que falou em cortar nas férias judiciais aos juízes. A partir daí nunca mais o largaram: obviamente apoiados pela media do grande capital. De recordar, por exemplo, que, Marques, pai da actual PGR,  nomeado por Cavaco Silva para diretor da Policia Judiciária, foi um dos que se juntou ao mesmo coro de "indignados “o triste episódio da redução das férias judiciais sob a invocação da luta contra os privilégios corporativos e a madracice dos que trabalham nos tribunais ".. por José Marques Vidal : SMMP..


VEJA-SE  COMO O  24 HORAS TRAÇOU O PERFIL DAS TRÊS  MAIS DISTINTAS CARAS DA “FACE OCULTA – 

MAS HÁ PORMENORES QUE SÓ TALVEZ AGORA NOS REMETAM PARA UMA LEITURA MAIS APROFUNDADA – PELO MENOS, FICAMOS A SABER QUE OS PRIMEIROS SEIS ANOS DO INSPECTOR, TEÓFILO SANTIAGO, SE DEVEM A JOSÉ MARQUES VIDAL, PAI DO DE JOÃO MARQUES VIDAL, AO QUAL O DIRECTOR DO DIC DE AVEIRO, DEU O ALERTA DOS TAIS APREGOADOS “FORTES INDÍCIOS” PARA O GOVERNO CONTROLAR A TVI - SENDO CERTO QUE O GOVERNO SE OPÔS Á COMPRA DOS TAIS 30% PELA PT – NO FUNDO, O QUE A JUSTIÇA FEZ FOI LEVANTAR A MESMA POEIRA QUE NA ALTURA FOI LEVANTADA PELA DIREITA: - Quarta-feira, Junho 24, 2009.José Maria Martins: Providência cautelar contra a compra da TVI . 

"Teófilo Santiago, João Marques Vidal e António Gomes. Três nomes para três pesos-pesados da Justiça portuguesa intervenientes nas tão faladas escutam a Armando Vara

Os dois homens que dão a cara pela investigação do processo de corrupção “Face Oculta” - que pediram e ordenaram as escutas onde foram interceptadas conversas de José Sócrates - partilham o rigor, empenhamento e uma capacidade de trabalho incomum.

João Marques Vidal, procurador-geral adjunto, fez nascer em Abril o DIAP do Baixo Vouga. Teófilo Santiago, coordenador superior da Polícia Judiciária (PJ), criou o Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Aveiro há mais de 20 anos. Terá sido ele a pediras escutas a Armando Vara ao juiz de instrução criminal António Joaquim da Costa Gomes.

João Marques Vidal é filho de procurador - José Marques Vidal, empossado em 1985 no leme da PJ pela mão do então primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva - e sabe nadar nas águas profundas da justiça criminal. Recusou o cargo de director da Judiciária do Porto quando, em2007, o seu nome foi o apontado pelo procurador-geral da República e pelo então director nacional da PJ, Alípio Ribeiro, na sequência da saída do cargo de Vítor Guimarães, vergado sob o peso dos homicídios que deram nome à “Noite Branca”.

Vidal recusou porque já tinha em mente um projecto em Aveiro: a criação do DIAP E essa recusa detonou com total surpresa lá para os lados da Procuradoria-Geral.
Marques Vidal é homem de convicções, sabe o que vale. Talvez por isso seja um dos quadros do Ministério Público com mais “nome”.
(…)
“Globe-trotter” policial

(...) Teófilo Santiago. (..) Terá sido ele que perante o resultado da investigação dos seus inspectores solicitou ao procurador Marques Vidal que fizesse o pedido de escutas nas quais “caiu” o primeiro-ministro.
(…)


Teófilo Santiago (foto de OAveiro - a quem agradecemos a liberdade tomada) Um Senhor de pose, muito bem posto nesta imagem e de jaqueta amarelabagunça santanista fez-lhe a vida negra - O então subdirector da Directoria do Porto da Polícia Judiciária (PJ) foi demitido por Adelino Salvado e já não foi dirigir o Departamento de Investigação Criminal de Aveiro. Só mais tarde ali regressaria(..)"Teófilo Santiago foi colocado, no início dos anos 90, na PJ de Aveiro, a convite de um dos mais carismáticos directores da PJ, José Marques Vidal, pai de João - Refere que, seis anos depois, Santiago seguiu ainda para Lisboa e depois para o Porto., até que, depois de várias andanças, “em Agosto de 2004 regressa à chefia da Directoria de Aveiro.

Apelido: da Costa Gomes

(...)Foi António Gomes que, perante os indícios da PJ e a pedido do Ministério Público, ordenou as escutas a todos os suspeitos do processo.

Aos 61 anos, este juiz de direito não se deixa ficar atrás no que às tecnologias diz respeito. António Gomes é autor, proprietário e administrador do site www.lugardotrabalho.com, um fórum online centrado nos problemas do Direito do Trabalho (…) António Gomes está no DIC de Aveiro desde Março." Elementos extraídos de .24H-As três caras da “Face Oculta.


O EX-DIRECTOR DA POLICIA JUDICIÁRIA - CHEGOU A DEFENDER o regresso da investigação criminal ao poder totalitário da Polícia Judiciária -

IN VERBIS A crise na justiça é culpa dos políticos..Dizia José Marques Vidal, em 17 de Dezembro 2007

“Os políticos não querem leis que os possam queimar’. Marques Vidal, juiz e Ex-director da polícia judiciária, afirma que o poder político sempre quis tirar à PJ a totalidade da investigação criminal, acabando com a rede de informações indispensável à resolução de crimes graves como os que estão a acontecer na noite do Porto e de Lisboa – declarações de Marques Vidal, numa entrevista ao Correio Manhã

 O CONSELHEIRO JUBILADO, JOSÉ MARQUES VIDAL, HOMEM FORTE DA PJ, NO TEMPO DE CAVACO SILVA, PARTICIPOU NUMA ACÇÃO DE CAMPANHA ELEITORAL DO PSD - . NESSA ALTURA, EM CERTOS MEIOS JUDICIAS, JÁ ERAM CONHECIDAS AS FAMOSAS CASSETES GRAVADAS ÀS CONVERSAS DE JOSÉ SÓCRATES – MAS, SOBRETUDO, PELO SEU FILHO, JOÃO MARQUES VIDAL

AS AFIRMAÇÕES QUE ENTÃO PROFERIU,IN VERBIS - Parlamento responsável pelo estado «caótico» da justiça INTERPRETADAS, POSTERIORMENTE,  NO  CONTEXTO DA CHAMADA OPERAÇÃO FACE OCULTA, CONQUANTO EM NADA NOS PERMITAM ADMITIR QUE FOSSE CONHECEDOR DE ALGUMA MATÉRIA RELACIONADA COM O CASO, NO ENTANTO, A CRÍTICA QUE FEZ SOBRE O FACTO DOS JORNALISTAS NÃO PODEREM PUBLICAR O TEOR DE ESCUTAS TELEFÓNICAS SEM AUTORIZAÇÃO DOS VISADOS, MAS OUTRA CIRCUNSTÂNCIA, O CARVALHADAS: "Justiça em crise?A SUA POSIÇÃO, EM RELAÇÃO, A ESSA MESMA LIBERDADE, ERA ABSOLUTAMENTE OPOSTA

"Parlamento responsável pelo estado «caótico» da justiça"


23 Set. 2009 Marques Vidal atirava-se então deputados. "Durante um colóquio  promovido pelo PSD/Algarve e realizado em faro sob o tema "Justiça e Segurança: Estado de emergência ou emergência de Estado, Marques Vidal criticava ainda o facto de os jornalistas não poderem publicar o teor de escutas telefónicas sem autorização dos visados, quando o podem fazer relativamente a outros pormenores dos processos judiciais.
"Essa norma foi feita por um incompetente porque é ilegal e inconstitucional", sublinhou o antigo director nacional da Judiciária, classificando a situação como uma "anormalidade jurídica".

MAS AGORA ATENTE-SE AGORA NO QUE ESCREVEU NO SEU LIVRO 

"Merece análise a conduta da comunicação social no desenrolar deste caso [processo da Casa Pia] para pôr em equação se é esta que conduz a opinião pública e a manipula ou, pelo contrário, age como agente manipulado por terceiros"

"Porém, por que a razão da comunicação social obedece a interesses que a razão da justiça desconhece, e porque há na sociedade portuguesa lobbies de poder e influência semi-secretos, a breve trecho o caso mediático concreto [processo da Casa Pia] foi transformado em ponto de partida para pôr em causa a bondade do sistema processual penal em vigor e os poderes que nele são atribuídos às polícias, ao Ministério Público e ao juiz de instrução



A RETER


A bufaria de antigamente, aperfeiçoou-se, muniu-se de poderosos meios técnicos e está praticamente institucionalizada. E quem mais trunfos tiver no meio judicial, mais bem informado poderá estar - mas não só!…. É que, ao mesmo tempo que assistimos a estas cumplicidades, os processos envolvendo políticos da direita, são silenciados, postos na prateleira ou arquivados: ..Helena Lopes da Costa não vai ser julgada - Expresso.pt ..Julgamento de António Preto adiado “sine die” - Sociedade - PUBLICO.PT...Ferreira Leite desconhece caso Preto e repudia "boatos" e "cenas Sócrates José Sócrates volta a perder em tribunal ou figuras socialistas, não gozam desse privilégio e não cessam de ser manchete , com as acusações mais torpes ( e até de seus familiares) nos media controlados pelo capital... Freeportempresa da mãe de Sócrates investigada .... As Mentiras do Sócrates: A mãe de Sócrates é Uma santa! .

Legalidade das escutas gera divisão - Portugal - DN. DE VOLTA E MEIA, VOLTAM COM A MESMA DESCULPA ESFARRAPADA, AS MESMAS JOGADAS: ARRANJAM, SEMPRE QUEM LHES ASSEGURE COBERTURA DAS SUAS ARBITRARIEDADES: Paulo Pinto de Albuquerque defende revelação do conteúdo das escutas....CM-Costa Andrade diz que escutas são válidas .... E ATÉ SE CONTRADIZEM A SI MESMOS..Costa Andrade defende “reduçã

Sem comentários:

Enviar um comentário